Obesidade + Diabetes = Diabesidade...

Obesidade + Diabetes = Diabesidade...

Obesidade + Diabetes = Diabesidade (trecho)
A epidemia mundial de obesidade vai provocar milhões de novos casos de diabetes nas próximas duas décadas. A combinação das duas doenças é hoje o maior desafio da saúde no mundo. Como vencê-lo?
Cristiane Segatto
Confira a seguir um trecho dessa reportagem que pode ser lida na íntegra na edição da revista Época de 23/janeiro/2010.





RICARDO CORRÊA
Foi-se o tempo em que a enorme concentração de gordos era motivo de espanto para os brasileiros que viajavam para os Estados Unidos. A obesidade (em todos os graus e formas) está definitivamente entre nós. No Brasil de 1975, 16% da população estava acima do peso ideal. Hoje são 43%. Esse é um daqueles fenômenos cuja comprovação está ao alcance dos olhos. Passe uma manhã na Praia de Copacabana, na Avenida Paulista ou em qualquer outro cartão-postal do país e conte quantos obesos cruzam seu caminho. O efeito mais evidente da obesidade é estético, aquele que você reconhece de longe. O mais grave é o que você não vê. Ele já ganhou nome: diabesidade. Os obesos de hoje serão os diabéticos de amanhã. Pior que o avanço da obesidade é a epidemia global de diabesidade. O binômio usado para designar a mistura das duas doenças é hoje o maior desafio da saúde pública no mundo. Enfrentá-lo é mais difícil que encontrar uma vacina contra um vírus novo. É preciso mexer no estilo de vida e na cultura, mudar hábitos alimentares e o comportamento de populações inteiras. Não é fácil. “O diabetes vai afetar cada vez mais pessoas e ameaçar economias”, diz Jean Claude Mbanya, presidente da Federação Internacional de Diabetes. “Se não tornarmos acessível um estilo de vida saudável, em pouco tempo o mundo vai gastar bilhões de dólares com as complicações dessa doença.” Nas próximas duas décadas, os novos casos de diabetes vão crescer 54% no mundo, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2030, haverá 438 milhões de diabéticos no planeta. Na América Central e do Sul, o crescimento será ainda mais acentuado (65%). Isso significa que quase 30 milhões de pessoas terão a doença em nosso continente.
  Reprodução
Clique na imagem e confira o infográfico



fonte:
globo.com
e 
revista época





http://saudediversascategoriasdicas.blogspot.com

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá querida amiga Edilene,

    Parabéns pelo post.

    Excelente matéria e de grande relevância para a população.

    Eu sou uma das pessoas que sofre de Diabesidade.
    O pior, é que é tão difícil emagrecer!!!!
    Só dieta não resolve, e exercício está bem difícil fazer, pois operei os dois joelhos, faz alguns meses e não ficaram bons.
    Fazer o que??? Esperar....a recuperação.

    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir

♂♀comente aqui♂♀
...!...
♂♀