"Remédios contra asma são objeto de alerta da 'Anvisa' dos Estados Unidos"

"Remédios contra asma são objeto de alerta da 'Anvisa' dos Estados Unidos"










20/02/10 - 13h59 - Atualizado em 20/02/10 - 13h59

Remédios contra asma são objeto de alerta da 'Anvisa' dos Estados Unidos

Broncodilatadores de ação duradoura não devem ser usados isoladamente.
Estudos ligam remédios a aumento do risco de complicações severas.
Da Agência Estado







  • Aspas A taxa de mortalidade no Brasil é de 10 a 15 vezes maior que nos EUA e Europa e isso não é causado por nenhum efeito colateral de medicamentos"
A agência que controla remédios e alimentos nos Estados Unidos, a FDA, divulgou um alerta na quinta-feira (18) com novas orientações para o uso de medicamentos contra asma.

Segundo o alerta, os broncodilatadores de ação duradoura (Laba, na sigla em inglês) não devem ser usados isoladamente no tratamento. Os fabricantes ficam obrigados a incluir um aviso nas bulas e a oferecer programas para conscientizar os médicos sobre os riscos dessa classe de medicamentos.

No Brasil, os remédios são comercializados com os nomes de Serevent (da GlaxoSmithKline) e Foradil (da Novartis).

As informações são da repórter Luciana Alvarez, do jornal "O Estado de S. Paulo".

A agência recomendou ainda que os medicamentos que combinam Laba com corticoides - Seredite, da GSK, e Symbicort, da Astrazeneca - sejam usados por períodos curtos e apenas em pacientes que não respondam a outros tratamentos.

As drogas também são indicadas para pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica .

O alerta da FDA baseia-se em estudos clínicos que relacionaram o uso dessa classe de remédios ao aumento do risco de complicações severas da asma, levando à hospitalização e morte.

Em nota, a agência, que em 2008 já havia alertado para os riscos desses medicamentos, pede mais estudos sobre os efeitos dos remédios.

Informe técnico
Com a divulgação das novas restrições de uso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se prepara para publicar nos próximos dias um informe técnico determinando o reforço nas bulas das informações relativas aos riscos. A Anvisa ressaltou, porém, que em todas elas já existem alertas.

Segundo os laboratórios, as bulas informam corretamente sobre o uso e os riscos dos medicamentos, mas serão feitas alterações caso a Anvisa solicite.

Para o presidente da comissão para asma da Sociedade Brasileira de Pneumologia, Paulo Augusto Moreira Camargos, as condições de saúde pública do País são diferentes das americanas e a grande preocupação é falta de tratamento. "Temos 3 mil óbitos por ano por causa de tratamento inexistente ou ineficiente da asma", disse. "A taxa de mortalidade aqui é de 10 a 15 vezes maior que nos EUA e Europa e isso não é causado por nenhum efeito colateral de medicamentos."



fonte: globo.com


Postar um comentário

0 Comentários