" Saiba quando o colesterol é um vilão"

" Saiba quando o colesterol é um vilão"

 
Saiba quando o colesterol é um vilão
Saiba quando o colesterol é um vilão
Não há quem conteste que os alimentos lights e integrais sejam mais saudáveis, e todos aprendemos a procurar informações sobre gordura trans nas embalagens dos produtos. Um dos objetivos disso é diminuir o colesterol — que, dizem muitos, “traz problemas para a saúde”. Mas será que é mesmo assim?

Colesterol é um tipo de gordura produzido pela célula de todos os animais vertebrados. Assim, não existe peixe, anfíbio, réptil, ave ou mamífero (portanto, ser humano) que não tenha algum nível dessa substância. “Não podemos ligar sempre informações negativas ao colesterol”, diz o cardiologista Oswaldo Tadeu Greco, do Instituto de Moléstias Cardiovasculares de São José do Rio Preto.
Um dos dois tipos de colesterol, o HDL (conhecido como “colesterol bom”), é fundamental: lubrifica os vasos sanguíneos e evita que moléculas os obstruam. Já o LDL, ou colesterol ruim, é o que levou a fama. Ele se deposita nas artérias e pode entupi-las. As consequências? “Infarto, AVC, até uma trombose na perna. A pessoa fica exposta a todos os riscos de um entupimento de vasos”, alerta Greco.
Se um colesterol é “mocinho” e outro é “vilão”, como evitar o que não presta? Aí a alimentação tem papel fundamental. O LDL está presente em carnes gordurosas, queijos e frituras.
Para se prevenir, a nutricionista Andréa Damazio, do Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, aconselha consumir leites e derivados sempre lights, iogurtes, carnes magras sem fritura, saladas e frutas. “Muitas vezes a pessoa toma um medicamento para baixar colesterol e acha que pode comer tudo. Não é assim”, avisa. Uma alimentação saudável é recomendada para todas as pessoas.
Mas o colesterol não está ligado apenas à alimentação. O cardiologista Oswaldo explica que outro ponto importante é a hereditariedade. “Há famílias que, mesmo tomando todos os cuidados, tendem a ter taxas de colesterol elevadas.”

fonte:
http://www.portalvital.com/saude/colesterol


♂♀ http://saudediversascategoriasdicas.blogspot.com

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Pois é, eu sempre fui bem magra e o meu colesterol tem tendência a subir se eu não tomar a medicação e cuidar da alimentação. Mas dá pra levar numa boa. Quando bate a fissura rsrs eu me atraco num pastel. Êta coisa boa! rsrs
    Parabéns pelo post é importantíssimo divulgar.
    abração
    Atena

    ResponderExcluir
  2. Minha querida amiga Edilene, boa noite!!!
    Muito relevante está sua matéria sobre saúde!
    O melhor remédio é a prevenção, para isso a melhor solução é uma dieta balanceada e livre de gorduras, quem é propício à doença deve dobrar os cuidados. O pior de tudo isso é que muitas crianças estão tendo problemas com o LDL o mal colesterol, provocado pela má alimentação. Duro desta prevenção é que tudo que é bom, faz mal ou engorda!!!
    Parabéns pela excelente postagem!
    Beijos e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  3. O colesterol às vezes dá ares de celebridade: é manchete de jornal, revista, TV e internet então...nem se fala. Mas infelizmente muitas pessoas que são fãs de fast food não se importam com os malefícios que o mau colesterol causa. A falta de leitura e informação, principalmente a negligência dos pais fazem as pessoas odiarem alimentos saudáveis representados por verduras, frutas e legumes.

    Um dia eu estava passeando num shopping, parei para almoçar num self service e quando permiti uma moça passar a minha frente porque eu estava esperando o funcionário repor o grão de bico, na seção de salada, ela me disse assim:
    - Ah tá, obrigada, eu não gosto mesmo de salada!

    Daí fiz aquela cara meio assim de truculento, franzindo a testa, olhei o prato dela: não tinha uma cebola sequer; apenas churrasco, feijoada, macarrão, banana frita e salgadinhos. Imaginei de imediato o que essa criatura deve almoçar todos os dias, pois ela estava com uma roupa de trabalho anexando um crachá. Por aí, já se tira, né? É lamentável.

    ResponderExcluir

♂♀comente aqui♂♀
...!...
♂♀