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29/10/2011

Chia: novo grão ajuda a emagrecer


13 motivos para 

consumir  

chia, a semente da vez

 

Ela está lotada de ômega-3, cálcio, fibras, ferro e diversos outros nutrientes 

 



por Carolina Gonçalves 
 
Novidade nas prateleiras brasileiras, a chia, uma semente encontrada no sul do México, está prometendo um caminhão de vantagens para a saúde. 

Riquíssima em uma série de nutrientes, o grão também pode ser um grande aliado da dieta.
Ela está disponível no mercado de três formas:

óleo, farinha e grão inteiro. 

O óleo pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, e 

a farinha ou o grão podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, sucos, entre outras receitas.

"A porção diária recomendada é de 25 gramas, o equivalente a uma colher de sobremesa", diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional. Caso você passe um pouco dessa recomendação, não há grandes problemas, mas é importante não exagerar e manter sempre a dieta equilibrada, pois a chia é um tanto calórica - são 164 calorias por porção da semente. Confira tudo o que essa colherzinha diária pode fazer pela sua saúde! 


  • semente de chia - foto Getty Images
  • coração - foto Getty Images
  • idoso se exercitando - foto Getty Images
  • espinafre - foto Getty Images
  • músculos - foto Getty Images
  • mulher pensando - foto Getty Images
  • vitamina a - foto Getty Images
  • alongamento - Foto Getty Images
  • meditando - foto Getty Images
  • idosos - foto Getty Images
  • criança crescendo - foto Getty Images
  • pele saudável - foto Getty Images
  • comendo - Foto Getty Images




semente de chia - foto Getty Images

Efeito tira-fome 
 
A semente de chia é rica em fibras tanto solúveis quanto insolúveis. A nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, conta que essas fibras ajudam a regular o trânsito intestinal, evitando ou tratando a prisão de ventre, por exemplo. Enquanto a aveia possui 9,1g de fibras a cada 100g do grão, a chia tem 13,6g de fibra. "Ela também proporciona mais saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago forma uma espécie de 'gel' que dilata o estômago, ajudando também no emagrecimento", explica.

coração - foto Getty Images
Ômega-3, o amigo do coração
É, sem dúvida, o carro-chefe nutricional da chia. A porção de semente de chia tem nada menos que 400% da nossa necessidade diária de ômega-3. É claro que quando pensamos em ômega-3, logo nos lembramos de peixes, principalmente o salmão, que é muito rico desse nutriente. Porém, de acordo com as nutricionistas, 100 gramas da semente de chia têm oito vezes mais ômega-3 que um pedaço médio de salmão.

De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, esta gordura do bem é responsável por afastar de perto as doenças cardiovasculares. Ela reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, diminui o colesterol circulante no sangue e também aumenta a sensibilidade à insulina. "Além disso, o ômega-3 ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim, o aumento da pressão arterial", completa a nutricionista.

Além de todos esses benefícios, o ômega-3 é importante para fortalecer o sistema neurológico, além de evitar depressão e aumentar a absorção de nutrientes.


idoso se exercitando - foto Getty Images
Mais cálcio que o leite 
 
Essa é para os intolerantes à lactose e precisam de uma fonte de cálcio segura - segundo a nutricionista Vivian Goldberger, do Emagrecentro, 100 gramas da semente de chia (equivalente a sete colheres de sopa) tem seis vezes mais cálcio que meio copo de leite integral - que tem em média 246 mg do nutriente. "O cálcio presente na chia ajuda na formação da massa óssea, evitando a osteoporose", explica a nutricionista Roseli Rossi. Uma porção de semente de chia (25 gramas) tem cerca de 21% das nossas necessidade diárias de cálcio.
espinafre - foto Getty Images Mais ferro que o espinafre
Uma ótima notícia para quem torce o nariz para espinafre e outros vegetais ricos em ferro, ou mesmo sofre de anemia ferropriva - necessitando, portanto, ingerir boas fontes de ferro. De acordo com a nutricionista Vivian Goldberger, 100 gramas da semente de chia oferecem três vezes mais ferro que a mesma quantidade de espinafre, por exemplo. Para ilustrar melhor: uma porção da semente tem 67.8% das nossas necessidades diárias em ferro. 
 
músculos - foto Getty Images
Proteínas para os músculos
Ótima para quem faz atividade física e precisa de uma boa fonte de proteínas para a reconstrução muscular, 100 gramas da semente de chia carregam 16g de proteína em sua composição. "Enquanto em 100 gramas de arroz integral cru há 8 gramas de proteína e no milho verde cozido há 3 gramas, por exemplo", conta a nutricionista Roseli Rossi. A vantagem da superdose é que a semente ajuda na manutenção de massa muscular, fornece mais energia para as células nervosas e ainda pode complementar as necessidades proteicas - uma porção da semente de chia tem 8.6% das nossas necessidades diárias nesse nutriente. 


mulher pensando - foto Getty Images
Carrega magnésio
Essencial para o pleno funcionamento do nosso cérebro e ligações cognitivas, o magnésio também está muito presente na semente de chia. "Em comparação com 100 gramas de brócolis, a semente de chia tem 15 vezes mais magnésio", conta a nutricionista Vivian Goldberger. A porção possui 27.9% das nossas necessidades diárias desse nutriente. 
vitamina a - foto Getty Images
Vitamina A para os olhos
A porção diária da semente de chia possui cerca de 20% das nossas necessidades dessa vitamina. "Ela melhora sistema imunológico e protege a pele e os olhos contra o processo de envelhecimento", conta a nutricionista Roseli Rossi. 
alongamento - Foto Getty Images
Potássio contra câimbras
Esse nutriente tem grande participação na ação muscular, sendo essencial para quem pratica exercícios físicos todos os dias. De acordo com as nutricionistas, 100 gramas da semente de chia têm duas vezes mais potássio que duas bananas grandes. Nesse caso você pode até consumir a dupla junto, garantindo potássio de sobra para a atividade física. Uma porção de chia tem 6.4% das nossas necessidades diárias de potássio. 

meditando - foto Getty Images
Vitaminas do Complexo B
A semente de chia também possui em sua composição a niacina, a tiamina e a riboflavina, todas vitaminas do complexo B. Elas são fundamentais para o pleno funcionamento do nosso sistema nervoso, além de auxiliar no metabolismo das nossas células, fazendo com que nosso organismo todo funcione melhor. A porção da semente tem 13% das necessidades diárias de niacina, 4.6% das de riboflavina e 30% das de tiamina.


idosos - foto Getty Images
Antioxidantes contra radicais livres
A semente de chia possui ácido cafeico e ácido clorogênico, ambos antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, combatendo o envelhecimento celular e prevenindo nosso organismo contra diversas doenças, inclusive o câncer. 

criança crescendo - foto Getty Images
Manganês extra
A porção da semente de chia tem 63.5% das necessidades diárias de manganês. "Esse nutriente participa na síntese de várias reações enzimáticas, além de estimular o crescimento dos ossos e do tecido conjuntivo", conta a nutricionista Roseli Rossi. 
pele saudável - foto Getty Images
Cheia de zinco
Esse nutriente melhora nossa imunidade, paladar, olfato e visão. Também promove a liberação do hormônio do crescimento e ajuda na formação de colágeno. Na porção de chia você encontra 12.3% das necessidades diárias de zinco. 
comendo - Foto Getty Images
Rica em cobre
"Ele facilita a absorção do ferro, é catalisador na formação da hemoglobina, melhora imunidade e ajuda na formação de elastina e colágeno", conta a nutricionista Roseli Rossi. A porção da semente possui 30.5% das necessidades diárias de cobre.




Chia: novo grão ajuda a emagrecer


fonte:
minhavida.

20/10/2011

<a href='http://video.br.msn.com/?mkt=pt-br&vid=1a4wrkf2d&from={from}&src=FLPl:embed::uuids' target='_new' title='O que é osteoporose?' >Vídeo: O que é osteoporose?</a>
fonte:

♂♀ http://saudediversascategoriasdicas.blogspot.com

17/10/2011

Família unida na 

esperança de 

decifrar o 

mal de Alzheimer

Família unida na esperança de decifrar o mal de Alzheimer
Para a família Betancur, aquilo era um tipo de peregrinação, um ato de fé para com a ciência.
Em setembro, quatro membros da família viajaram de Medellín, na Colômbia, ao Instituto de Alzheimer Banner, em Phoenix, no Arizona. Com eles estavam seis parentes distantes. Existem muitos outros parentes na cidade de onde eles vieram, aproximadamente 5 mil – a maior família estendida cujos membros possuem uma forma hereditária do mal de Alzheimer.
''Não há palavras para descrever o que é ver as pessoas que amamos decaírem ao ponto de não ser mais possível reconhecê-las’', afirmou Blanca Nelly Betancur, 43 anos. Até agora, a mãe e três irmãos dela herdaram a doença.''Até vê-los como cadáveres’', afirma.
Os pesquisadores do instituto e um neurologista colombiano estão estudando os membros da família e planejando um teste clínico para determinar a possibilidade de prevenir a doença anos antes do início da fase de demência via tratamento com drogas.
A família colombiana é considerada ideal para os testes de tratamento preventivo, porque os cientistas podem descobrir quais membros irão desenvolver o mal e aproximadamente quando. As pessoas que contraem a doença possuem uma mutação genética que causa a perda de memória na idade de 40 a 45 anos e, muitas vezes, a perda da maior parte das funções cognitivas aos 50 e poucos anos.

13/10/2011


...cuide da vista...
...Dia Mundial da Visão...
...(^.^)...(º.º)...|`_´|...(-.-)...($.$)...
...você sabe proteger a 
saúde dos seus olhos?

você sabe proteger a 
saúde dos seus olhos?

 Ficar muito tempo na frente da tela de computador?
 
Deixa os olhos mais secos, podendo causar irritações
 

Nota: De acordo com um estudo do National Institute of Occupational Health and Safety, nos Estados Unidos, 90% dos trabalhadores que passam mais de três horas por dia diante da tela do computador acabam tendo problemas de ressecamento dos olhos. 

 "Quando lemos em uma tela de computador, os nossos olhos piscam menos do que o necessário para manter os olhos lubrificados", diz o oftalmologista Virgílio Centurion.


Imagem bonita: Homem em computador


Os problemas nos olhos são hereditários?

Você sabe proteger a saúde dos seus olhos?

Dia Mundial da Visão ajuda a lembrar como cuidar da vista



por Fernando Menezes 
 
"Hoje é comemorado o Dia Mundial da Visão, data escolhida pela Organização Mundial da Saúde para conscientizar as pessoas da importância de cuidar bem desse sentido


Proteger os olhos parece tarefa fácil, mas, durante a correria do dia a dia, passamos por várias situações que podem aumentar as chances de problemas na vista.
 
O segredo é saber evitá-las. ? 

Os médicos brasileiros são referência mundial quando se trata de saúde ocular

Mesmo assim, a melhor maneira de manter os olhos saudáveis é tomando atitudes de prevenção, explica oftalmologista Virgílio Centurion, especialista do Minha Vida. "

Veja também:








 Óculos Escuros:                                                                    

É aconselhável todos os dias, mesmo durante a infância.
 
Nota: Usar óculos escuros é mais do que uma questão de estilo ou vaidade, é uma questão de saúde. "Os óculos de sol devem proteger os olhos contra a radiação prejudicial que pode danificar a córnea, o cristalino e a retina", explica o oftalmologista Virgílio Centurion. 

É preciso cuidado dobrado ao escolher o produto certo para proteger os olhos. 

"Muitos óculos escuros apenas passam a sensação de proteção, quando, na verdade, não oferecem nenhum tipo de filtro contra a radiação solar", dia a oftalmologista Erika Rodrigues, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. Ela aconselha comprar óculos escuros em óticas, onde há equipamentos que podem medir o nível de proteção das lentes contra os raios solares.

Esfregar os olhos pode prejudicar a visão?


Sim, pode causar traumas na córnea
Nota: De acordo com a oftalmologista Erika Rodrigues, Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, coçar os olhos com muita frequência e intensidade pode irritar os olhos e, em casos mais graves, pode até alterar a anatomia da córnea, aumentando as chances de problemas de visão.


As alergias nos olhos são mais comuns em que época do ano? 
As alergias aparecem durante o ano todo
Nota: Diferente do que acontece em muitos países, as estações do ano não influenciam muito na frequência de alergia nos olhos

"Em outros países, o pólen é um grande fator causador de alergias. No Brasil, os principais são a poluição e os ácaros, que atacam durante o ano todo", diz a oftalmologista Erika Rodrigues.


O uso de colírios:                                       

Deve ser feito apenas após consulta médica
Nota: O uso de medicamentos sem prescrição médica é um sério problema e os colírios não ficam de fora dessa regra. "O perigo dessa prática para a visão é grande. Muitas vezes, os remédios não prescritos por um oftalmologista causam novas doenças, mascaram os sintomas da real moléstia ou, ainda, não têm efeito nenhum, fazendo com que o incômodo e o mal estar do paciente persistam", alerta Virgílio Centurion. Ele também explica que o uso de colírios com antibióticos de forma crônica e irregular pode facilitar o aparecimento de mutações de bactérias que se formam resistentes ao medicamento, o que deixa o tratamento mais difícil.


A dor de cabeça pode ser um sinal de problemas de visão?
Sim
Nota: Pessoas que têm miopia ou hipermetropia, mas que ainda não usam óculos, podem apresentar dores de cabeça no final do dia. 

"Os músculos dos olhos conseguem compensar pequenos graus, mas, no final do dia, tanto esforço pode causar dor de cabeça", diz a oftalmologista Erika Rodrigues. O problema é mais fácil de ser notado em profissionais que leem muito durante o dia.

 
É comum sentir enjoo após começar a usar óculos?                                                          
Sim.  
Se a pessoa não está acostumada a usá-los
Nota: De acordo com a especialista, pacientes que passaram muito tempo convivendo com problemas de visão, como miopia e hipermetropia, podem estranhar o uso dos óculos nos primeiros dias. "A partir do momento em que os músculos dos olhos não precisam mais compensar o grau, o cérebro pode ter dificuldade de se adaptar", diz a oftalmologista Erika Rodrigues.

 
---

"Por isso, é importante ficar atento a alguns hábitos que podem prejudicar a saúde dos olhos e causar problemas de visão. Responda ao quiz e descubra quais são eles. "



Os problemas nos olhos são hereditários?


Histórico familiar é um fator de risco para doenças como catarata e glaucoma
Nota: Tanto a catarata (envelhecimento do cristalino) quanto o glaucoma (degeneração das células da retina), podem ser considerados hereditários. Por esse motivo, pessoas que tenham casos dessas doenças na família devem consultar um oftalmologista anualmente a partir dos 40 anos de idade.











Alguns alimentos ajudam a proteger a visão?                                                    

Sim, alimentos ricos nas vitaminas A e E, além do ômega 3
Nota: De acordo com a oftalmologista Erika Rodrigues, não existe nenhum alimento que prejudique diretamente a visão, mas há alguns nutrientes, como vitamina A, vitamina E e ômega 3, que mantêm a saúde dos olhos em dia. "Alimentos como cenoura, mamão, pêssego brócolis e peixes gordurosos deixam mais eficiente o modo como os olhos captam a luz, além de ajudar na lubrificação dos olhos", explica.


O diabetes aumenta as chances de problemas nos olhos?




Diabetes aumenta as chances de catarata
Nota: Como a falta de fluxo sanguíneo nos olhos pode aumentar as chances de catarata, pessoas com diabetes estão mais sujeitas a esse problema.
"O sangue do diabético é mais denso, mais viscoso, dificultando sua passagem por vasos sanguíneos muito finos, como é o caso dos vasos capilares dos olhos", diz Erika Silvino Rodrigues.


Assistir televisão no escuro
 
 

http://images3.minhavida.com.br/imgHandler.ashx?mid=15330&w=250&h=250

Pode prejudicar a saúde dos olhos 
 
Nota: Um ambiente totalmente escuro pode ser utilizado no cinema, mas, no dia a dia, pode ser prejudicial à visão. Quando o quarto está totalmente escuro, o contraste entre a tela da TV e a área em torno dela torna-se muito grande para que a visão fique confortável e eficiente, podendo deixar a vista cansada.  

"Deve-se iluminar a sala de maneira pouco intensa, de preferência de maneira lateral à tela e ao espectador", alerta o oftalmologista Virgílio Centurion.




Imagem bonita: Close up espelho olho

Dia Mundial da Visão convida a cuidar da vista
fonte:
minhavida.

♂♀ http://saudediversascategoriasdicas.blogspot.com

04/10/2011

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Getty Images

Fertilização in vitro (FIV)


fonte: .minhavida

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