"Reconheça os seus méritos, mesmo os pequenos... "..." aqueles em que, depois de cair do topo, vai à luta e readquire a sua melhor fase."

"Reconheça os seus méritos, mesmo os pequenos... "..." aqueles em que, depois de cair do topo, vai à luta e readquire a sua melhor fase."

Valorize as pequenas conquistas e melhore sua autoestima.

Reconheça os seus méritos, mesmo os pequenos... 
(Foto: Thinkstock)
"Quantas vezes você teve a sensação de terminar um dia cheio, cansado, mas com a incrível sensação de não ter feito nada de importante? 

Por que será que a gente corre tanto e, paradoxalmente, sente que o tempo está passando mais e mais depressa ?

Isso é algo cada vez mais frequente, em especial nas grandes cidades. 

Há várias explicações para essa sensação compartilhada por muita gente. 

Uma delas é que a agenda de tarefas diárias dessas pessoas vem ficando mais e mais extensa e diversificada. Isso, sem contar os imprevistos, as alterações da pauta, os encaixes de afazeres de última hora, algumas dificuldades inesperadas, ou até a dificuldade em falar não, assumindo imprudentemente novos afazeres. 

São tantas e diferentes atividades, que esse corre-corre nos absorve a ponto de nem termos tempo para pensar muito no que acabamos de fazer; uma vez que a tarefa seguinte já atrai a nossa atenção imediatamente após a anterior. 

E ainda temos os casos onde uma outra responsabilidade aparece, assim, de repente, exigindo solução rápida; tanto por ser realmente urgente, como também por não podermos demorar nela, porque o próximo assunto pré-agendado já está esperando - ou sendo atrasado. 

E assim, afazeres e afazeres tomam nosso tempo, esgotam as nossas energias e nos confundem a ponto de, ao final do dia, não sabermos dizer tudo o que fizemos. 

Consequentemente, os dias, as semanas e os meses parecem passar cada vez mais rápidos, e às vezes, vazios.

Esse fenômeno moderno produz várias consequências em nossas vidas. Uma delas é não nos deixar perceber as nossas conquistas. 

Primeiro, porque nos parece que tudo o que fazemos não é mais que obrigação, pois somos levados a crer que temos que dar conta de tudo mesmo. 

Segundo, porque não pensamos em cada uma das nossas conquistas individualmente, mas as vemos em blocos e só enxergamos o dia como referência de sucesso ou fracasso. 

Lembra-se daquela frase "meu dia hoje foi...". 

"Alguns dizem que foi cheio, outros que foi corrido; alguns, que foi horrível e apenas alguns poucos lembram-se do lado positivo, das conquistas que alcançaram. "

"E é dessas conquistas que escrevo agora."

"A vida é construída através da somatória de conquistas, já que os nossos fracassos, além de naturais, não constroem nada; embora devam servir de lições para as próximas tentativas. "

"Diferentemente do que muita gente pensa, não são apenas as grandes conquistas que contam. "

"Pelo contrário, as pequenas valem muito; inclusive porque são elas que nos levam às maiores. "

"Um exemplo simples: aquela promoção que você conseguiu aconteceu da noite para o dia? "

"Ou você a obteve ao longo do tempo, em muitos momentos de dedicação, comprometimento, esforço, estudos e demonstrações de sua competência Sim, não há grandes vitórias que não sejam forjadas a partir de pequenas conquistas combinadas. "

"Então, precisamos prestar atenção nelas, valorizá-las e comemorá-las."

"Quando entendemos que as grandes vitórias podem ser construídas por pequenas conquistas, percebemos o quanto fica mais fácil alcançá-las. "

"Você já deve ter acompanhado aquela pequena plantinha nascendo, evoluindo dia a dia, até se transformar numa árvore forte - algumas até levantando calçadas e derrubando obstáculos com as suas raízes... "

"Pois é: com persistência, paciência e força de vontade contínua, como a planta, podemos chegar a proezas semelhantes; passo a passo. "

"Você deve ter percebido que todos esses conceitos sobre conquistas se aplicam em suas relações, seja casamento, namoro, amizade ou ambiente de trabalho."

"Essa postura tem também um efeito psicológico surpreendente: quando valorizamos cada conquista, acabamos simbolicamente enviando à nossa própria mente mensagens internas de que somos capazes e competentes, o que, de certa forma, gerará autoconfiança e motivação para novas conquistas, consequentemente um maior equilíbrio na autoestima. "

"Assim, aprender a valorizar as pequenas coisas será como um degrau de motivação para conquistas maiores. "

"Ao contrário, se não as valorizamos, não as vemos, não nos sentimos capazes e competentes, e isso produzirá insegurança e falta de motivação para o que temos a fazer. "

"Portanto, sem aderir ao "otimismo bobo" (que às vezes nos ilude), temos, sim, que festejar cada conquista, cada avanço, pois essa sequência de pequenas vitórias - ainda que não consecutivas - irá nos levar a objetivos maiores. "

"Esse exercício é útil porque desenvolve a nossa lucidez; quando vejo que dei um passo à frente e tento entender o que aconteceu, aprendo-o, para repetí-lo no futuro. "

"Quando analiso porque algo não deu certo, posso me corrigir e evitar aquele caminho nas próximas vezes."

"Só quem consegue enxergar porque ganhou ou perdeu, é capaz de aprimorar-se e aumentar a frequência de suas vitórias. "

"O sucesso inconsciente é puro golpe de sorte fora de nosso controle, que não temos como saber se vai se repetir ou não. "

"Até que se acostume a praticar essa avaliação dos prós e contras do seu dia, proponho-lhe uma sistemática simples, para poder começar a identificar e depois analisar as conquistas e tentativas frustradas de cada dia: ao final de cada tarefa, anote-a numa folha à parte e sinalize-a como positiva, negativa ou em andamento (essas últimas, em algum instante, acabarão sendo assinaladas como positiva ou negativa). "

"Observando depois essa listinha, você terá a clara noção de como foi cada coisa, poderá perceber os motivos que o levaram à maioria dos resultados e saberá (ufa!) em quantos assuntos atuou."

"Isso servirá para você não esquecer de dar continuidade a processos inacabados e, principalmente, lhe dará uma visão de quantas conquistas obteve."


"Lembre-se de que não conseguir um feito num certo dia nem sempre significa ter fracassado; especialmente se for algo ainda não definitivo ou que possa ser tentado por outros caminhos. "

"Raro é o que se consegue numa única etapa ou numa primeira tentativa! "

"Por outro lado, mesmo não conseguido o objetivo, se você tiver dado um pequeno passo rumo a ele, isso pode ser considerado, sim, uma conquista - talvez essa meta seja daquelas que se alcança aos poucos."


"Posso lhe afirmar com toda a segurança de que essa medida, na verdade, é a sua disposição para cada nova conquista."

"Nas idas e vindas da vida, conhecemos vários casos de pessoas que viveram fases maravilhosas seguidas de tragédias e vice-versa. "

"Os melhores dentre esses exemplos, são aqueles em que, depois de cair do topo, vai à luta e readquire a sua melhor fase."

"Finalizo este texto com a seguinte frase: quando uma pessoa pensa que vai vencer e a outra acha que vai fracassar, é amplamente provável que ambas estejam certas; porque cada qual já parte para o seu objetivo com uma pré-disposição que ditará o tom da sua tenacidade."
 

fonte:
brmulheryahoo




Postar um comentário

0 Comentários